Entre lo cultural y lo étnico
Palavras-chave:
Enfermería, cultural, étnicoResumo
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura UNESCO, define características importantes para a cultura, quais sejam, um conjunto distintivo de uma sociedade ou grupo social, um conjunto distintivo inclui o plano espiritual, material, intelectual e emocional, Compreende a arte , literatura, modos de vida e estilos de vida comuns e inclui sistemas de valores, tradições e crenças aprendidas e transmitidas a partir dessa relação comunitária em grupos étnicos.Biografia do Autor
Nohora Ortega Cadena, Universidad Mariana
Profesora de Enfermería
Zuleima Hernandez Ararat, Universidad Mariana
Profesora de Enfermería
Liliana Ortiz Coral, Instituto Departamental de Salud
Profesional Especializado, Instituto Departamental de Salud
Carmen Eugenia Quiñones, Instituto Departamental de Salud
Profesional Especializado, Instituto Departamental de Salud
Referências
Aguirre, A. (1999). La identidad cultural. Anthropologica: Revista de Etnopsicología y Etnopsicología, (3), 1-77.
Antón, J. y Del Popolo, F. (2009). Visibilidad estadística de la población afrodescendiente de América Latina: aspectos conceptuales y metodológicos. En J. Antón, A. Bello, F. del Popolo, M. Paixao y M. Rangel (coord..), Afrodescendientes en América Latina y el Caribe: del reconocimiento estadístico a la realización de derechos (pp. 13-38). Naciones Unidas.
Calle 13. (2010). Latinoamérica [Canción]. En Entren los que quieran Sony.
Campos-Winter, H. (2018). Estudio de la identidad cultural mediante una construcción epistémica del concepto identidad cultural regional. Cinta de Moebio, (62), 199-212. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2018000200199
Castrillón, E. (2015). La enfermera transcultural y el desarrollo de la competencia cultural. Revista de Enfermería y Humanidades, Cultura de los Cuidados, (42), 128-136. https://doi.org/10.14198/cuid.2015.42.11
Dos Santos, J. (2014). Cultura e identidad: interacción y conflicto en la construcción de una cultura común brasileña [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. Docta Complutense. https://docta.ucm.es/entities/publication/7776b342-61aa-46bf-a4e5-9d446c63167b
Fornons, D. (2010). Madeleine Leininger: claroscuro trascultural. Index de Enfermería, 19(2-3), 172-176 https://doi.org/10.4321/S1132-12962010000200022
Harris, M. (2000). La cultura norteamericana contemporanéa. Alianza.
Kaluf, C. (2005). Diversidad cultural. Materiales para la formación docente y el trabajo de aula (Vol. 3). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000151226
McFarland, M. (2018). Teoría de la diversidad y de la universalidad de los cuidados culturales. En M, Raile (coord.), Modelos y teorías en enfermería (pp. 339-358). ELSIEVER.
Ministerio de Salud y Protección Social. (2022). Plan Decenal de Salud Pública PDSP 2022-2031. http://www.saludcapital.gov.co/Planes_Estrateg_Inst/2022/Sectoriales/Plan_Decenal_Salud_2022-2031.pdf
Robles, J. (2021). Enfoque diferencial. Origen y alcances [Documento técnico]. Ministerio de Salud y Protección Social.
Siles, J. (2004). La construcción social de la historia de la Enfermería. Index de Enfermería, 47, 7-10. https://www.index-f.com/index-enfermeria/47revista/47_articulo_7-10.php
Vergara, J. y Vergara, J. (2002). Cuatro tesis sobre la identidad cultural latinoamericana una reflexión sociológica. Revista de Ciencia Sociales, (12), 77-92. https://www.redalyc.org/pdf/708/70801206.pdf
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Boletín Informativo CEI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CEI Newsletter da Universidad Mariana é distribuída sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivativos 4.0 Internacional.